Brasil produziu 97,25 milhões de m³/dia de gás natural em janeiro

A produção nacional de gás natural alcançou 97,25 milhões de metros cúbicos por dia em janeiro de 2016. Foi uma queda de 3,1% em relação a dezembro de 2015.  Já a oferta total de gás natural ao mercado no País, que inclui o volume importado, permaneceu estável em relação ao mês de dezembro de 2015, com 93,58 milhões de m³/dia.

A demanda total apresentou queda de 2,3% em relação a do mês de dezembro de 2015. Apesar do crescimento de 4,5% no setor industrial, os demais setores apresentaram queda, com destaque para o setor de geração termelétrica, redução de 7,2%.

Neste início de ano, houve aumento do nível dos reservatórios das hidrelétricas do Sul e do Sudeste, fator que ajudou a permitir o desligamento das térmicas, que geram energia de maior custo para o consumidor.

Os dados são da 107ª edição do Boletim Mensal de Acompanhamento da Indústria de Gás Natural. A publicação é elaborada pelo Ministério de Minas e Energia e disponibiliza dados consolidados do setor.

Considerando o primeiro mês de 2016, 49,2% do volume total de gás natural produzido no País foi ofertado ao mercado. A maior parte do gás produzido no período, equivalente à parcela de 73,73 milhões de m³/dia, tem como origem campos localizados no mar. Já o volume do recurso explorado em terra é de 23,52 milhões de m³/dia.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério de Minas e Energia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*